segunda-feira, maio 22, 2023

QUAL É O SENTIDO DA VIDA?

Pare por alguns momentos e pense nesta pergunta: Qual é o sentido da vida?

Se ler alguns livros de auto ajuda, irá ler que o sentido da vida é ter uma vida com sentido.

Mas o que é uma vida com sentido?

Bem isso depende de si, mas uma coisa lhe posso assegurar... uma vida com sentido nunca passa por apenas olhar para o seu próprio umbigo.

Digo, frequentemente, seja nas palestras, seminários ou mesmo em sessões privadas que a maneira mais rápida (e eficaz) de  ter uma boa depressão é pensar apenas em mim, nas minhas necessidades, naquilo que eu quero, naquilo que eu preciso e deixar os outros para segundo plano.

Quando ajudo pessoas que me dizem que estão deprimidas, levo-as a pensarem quando começaram a ficar deprimidas para que elas percebam que a depressão emergiu quando o pensamento egocêntrico e atitute de "eu e só eu" surgiu e deixaram de querer saber dos outros e passaram a pensar apenas em si mesmas. 

Pode estar a pensar que isto é estranho, pois vivemos numa Era em que a "síndrome" da autoestima é sobrevalorizada e pessoas estão a ser, cada vez mais, educadas a olharem apenas para si. Apenas para o seu interior e "que se lixem os outros". As pessoas estão a ser educadas com o pensamento "EU SOU A PESSOA MAIS IMPORTANTE!" e a seguir vêm os outros.

ATENÇÃO: Interprete bem aquilo que está a ler. Eu não estou a afirmar para se esquecer de si mesmo(a). Estou, SIM, a afirmar que o sentido desta vida está em execução quando ajudamos o outro que não apenas a nossa pessoa. Lembra-se da sensação que sente ou sentiu quando fez algo por alguém sem estar à espera de receber algo de volta? Essa liberdade de ajudar ou dar aos outros ativa a vida que há em si. Acredito que é por esta razão que a vida coloca sempre pessoas ao nosso redor, pessoas fáceis outras mais difíceis, mas que estão ali para darem sentido à nossa vida, mesmo que não compreendamos como nem porquê.

O curioso é que estar a fazer mais pelos outros do que o que faz por si mesmo não apenas coloca em ação o verdadeiro sentido da vida, como torna-o(a) uma pessoa mais feliz.

Não acredite em mim. Faça-o sem esperar nada em troca e comprove por si mesmo.

Será que a Vida é a Melhor Terapia?

QUAL É O SENTIDO DA VIDA?

Pare por alguns momentos e pense nesta pergunta: Qual é o sentido da vida? Se ler alguns livros de auto ajuda, irá ler que o sentido da vida...